Somos um Mosaico de Histórias

Relacionamentos. Há quem diga que é o mais difícil dos exercícios. Há quem diga que a gente é que complica algo tão simples. Mas verdade seja dita: todos nós temos histórias pra contar. 

É certo que aprendemos diariamente com nossas experiências. Com a convivência nos meios familiares e corporativos, vamos lapidando nossa forma de ver, sentir e interagir com o mundo. 

Parece mesmo simples. A questão é que todos temos bagagens diferentes, e a leitura das situações mais comuns sofre a interferência destes filtros. Veja bem, se eu pedir que você pense em uma mesa, você pode pensar em uma mesa de madeira, e eu pensei em uma mesa de vidro. Ou eu posso ter pensado em uma mesa quadrada e você, em uma mesa redonda. 

Esse é só um exemplo, de uma palavra apenas. Imagine quando vamos explicar um procedimento ou uma nova regra. 

“Sou feito de retalhos. Pedacinhos coloridos de cada vida

que passa pela minha e que vou costurando na alma.”

Cora Coralina 

Talvez a maestria dos relacionamentos esteja justamente em entender esta diversidade. Carl Jung, quando tão bem fala da sombra, lembra que as pessoas sempre nos dão pistas de algo que precisamos trabalhar em nós. Cora Coralina e outros poetas falam que somos feitos de retalhos. E quem sabe unir cada um destes pedaços não nos faça ainda mais completos? 

Somos um mosaico de histórias. Construímos nossas versões de vida e  a cada interação, somos renovados. Não há como evitar boas nem más experiências. Cada uma delas está nos entregando um presente e nos permitindo crescer e se desenvolver, se assim escolhermos. 

A escolha, aliás, é sempre nossa. Cabe realmente a nós organizar os pedaços, aprendizados, experiências para que virem um lindo trabalho pessoal, onde luz e sombra possam existir em harmonia, onde cada caco vire uma obra de arte. Vamos juntos? 

 

AGENDA:

Dia 25 de outubro próximo, estarei no COPAJOG em Joinville, ministrando a Oficina Mosaico de Histórias, que trabalhará aspectos como empatia, comunicação e relacionamento interpessoal, a partir do processo criativo que originou o meu livro De Coach para Coachee e Vice-Versa. As inscrições estão abertas! www.copajog.com.br